Evolução

Evolução
Logótipo do Grupo

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Contribuição da Ciência e Tecnologia para o sucesso no resgate dos 33 mineiros no Chile


A humanidade foi surpreendida com o acidente, que ocorreu na mina de cobre e ouro de San José, e com o bem sucedido resgate dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos a 700 metros de profundidade. Diversos especialistas contribuíram com a aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos para o salvamento.

O resgate teria sido inimaginável sem a contribuição dos avanços da topografia, prospecção, geologia, métodos de exploração, equipamentos mineiros, e a decisão administrativa e política. Foi necessária a utilização de tecnologia de ponta para a localização dos mineiros no subsolo e para o posterior processo de resgate.
A mina produzia entre 1000 a 1200 t/dia de minério, com um total de 140 a 150 trabalhadores por turno.


Para a retirada dos trabalhadores, uma cápsula de aço foi projectada pela equipa da marinha chilena. Esta possuiu tubos de oxigénio e um equipamento de comunicação interno. O peso aproximado do equipamento é de 450 quilos, contando ainda com um sistema de alta tecnologia para a medição dos sinais vitais dos trabalhadores a ser resgatados.

O primeiro trecho do túnel, por ser uma área sujeita ao deslizamento de pedras, foi revestido por material metálico, para facilitar o deslocamento da cápsula pelo túnel. De acordo com a equipe de resgate, os mineiros receberam uma alimentação especial para a operação de resgate com o objectivo de manter um bom nível de pressão arterial durante o processo de saída da mina.

Receberam ainda roupas especiais, luvas e óculos escuros para que os seus olhos e pele não sofram danos após o longo período na escuridão. Antes de começar o processo de subida dos trabalhadores presos, profissionais especializados em resgate desceram ao túnel para auxiliar na operação.

O processo de içar os 33 mineiros durou quase 24 horas.
A organização deste resgate é notória, recebendo vários elogios de diversas organizações mundiais, inclusive da NASA.


O uso das novas tecnologias foi impescindivel:
-Câmeras de vídeo e áudio, que monitoraram os mineiros dentro do refúgio.
-As perfuradoras utilizadas para cavar os dutos.
-Alta tecnologia utilizada em perfuração de grandes poços subterrâneos, agora, aplicada para salvar vidas.




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Primeiro sistema de gestão inteligente de iluminação pública em Portugal

Cidade de Évora servirá como “tubo de ensaio”



Uma empresa alentejana está a utilizar Évora como “tubo de ensaio” para testar um sistema inteligente de gestão da iluminação pública em Light Emitting Diode (LED), cujo fluxo se adapta à luz do dia e ao trânsito pedonal e rodoviário.
O sistema, intitulado Arquigest, é o primeiro desenvolvido em Portugal na área da gestão da iluminação pública. O projecto-piloto, abrange o centro histórico de Évora, que já envolveu a instalação do software que controla o sistema inteligente de gestão das fontes de luz.
O director-geral da Arquigets, Rafael Santos, destacou que o sistema permite obter vários ganhos ambientais e de poupança energética, não só graças às luzes LED, mas também fruto da tecnologia de gestão, que “comunica” com os candeeiros através de sensores.
 Indicou ainda que se consegue “diminuir a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera”, de forma proporcional ao gasto de energia, e reduzir os custos associados à manutenção das infra-estruturas de iluminação pública numa cidade.
A nossa cidade terá ainda a inalação de 31 mil contadores eléctricos inteligentes.
Depois da experiência na cidade alentejana, a empresa já tem planos para implementar esta tecnologia no estrangeiro, começando por duas cidades europeias, no próximo ano, e numa cidade do Médio Oriente, em 2012.


Ponto Da Situação


ESCOLA SECUNDÁRIA GABRIEL PEREIRA
Área de Projecto
Ano lectivo 2010/2011
Professor: José Comba

O NOSSO PROJECTO: PONTO DA SITUAÇÃO
Título do projecto: A Evolução da Tecnologia
Grupo: Ana Calado nº2, Manuel Vilaça nº16, Nazaré Rodrigues nº19, Sara Prezado nº24

Data 18-10-2010
Registem 10 palavras que melhor identifiquem o projecto:
- Evolução, Tecnologias, TIC, inovação, ambientalista, desenvolvimento, actualização, globalização, acessibilidade e diversidade.

Síntese do projecto:
O projecto “A Evolução da Tecnologia” consiste em dar a conhecer a evolução da tecnologia, os seus problemas e as suas vantagens ao longo dos tempos.

Dados do projecto
Tema/problema a investigar:

A evolução da tecnologia: problemas e vantagens.

Objectivos/resultados que se pretendem atingir:
Divulgar o nosso projecto aos alunos, professores, pais e todas as pessoas interessadas.

Tipo de produto(s) a realizar:
Trabalho final que engloba dados recolhidos através de entrevistas e inquéritos a professores e alunos.
Conferencia sobre assunto com um professor da universidade de Évora (ainda em estudo).

Recursos necessários na escola:
Internet sem fios.

Recursos necessários fora da escola:
Computadores e câmara digital.

Actividades previstas nas aulas:

Pesquisas, elaboração de um blogue e de uma página no facebook para divulgação do trabalho, preparação de entrevistas e inquéritos.


Actividades previstas fora das aulas:
Conferencia com um professor da universidade de Évora.
Inquéritos e entrevistas a população escolar.

Organização do trabalho de grupo - divisão de tarefas:
Pesquisa sobre as tecnologias e sobre os subtemas: telemóvel/telefone, computador, televisão, transportes, fotografia e os mais recentes avanços tecnológicos.

Uns alunos fazem a pesquisa sobre os subtemas e outros actualizam o blogue e página no facebook aleatoriamente.

Intervenientes:
Professores, alunos, familiares.

Calendarização:

1º Período – 27 aulas previstas
2º Período – 27 aulas previstas
3º Período – 9 aulas previstas

Orçamento:
Sob consulta.

Outros dados/outras reflexões:


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TMN lança primeiro “Eco-telemóvel”

E como vamos abordar ao longo deste ano, a evolução e os impactos do telefone/telemóvel, deixamos-te com esta notícia que favorece o ambiente!
 

O exclusivo recarrega com energia solar
e tem cartão SIM reciclável



A operadora de telemóveis TMN está a lançar o Samsung Blue Earth, um novo telemóvel que se recarrega com energia solar, tem carregador ecológico cinco estrelas e um novo cartão SIM, o primeiro no Mundo fabricado com papel reciclável.
Possui um design ecológico com um extenso painel solar na parte traseira, projectado para transformar os raios de sol em fonte de alimentação da bateria.
É construído com acabamento em plástico reciclado de garrafas PET para a redução do consumo de combustível e emissões de carbono, sendo livre de substâncias prejudiciais.
No entanto, o Samsung Blue Earth reúne ainda outras características como: ecrã táctil de 3’’, câmara fotográfica de 3,2 Mpx, GPS, acesso 3,5G à Internet, push mail, Wi-Fi, Leitor de MP3 e Rádio FM, entre outras. Contudo, menos atractivos são os preços que oscilam entre 249,90 e os 239,90 euros.


China desenvolve autocarro que “sobrevoa” engarrafamentos.


Na aula de hoje decidimos deixar-te uma curiosidade, enquanto trabalhamos no nosso projecto!

Tecnologia futurista prevê ser solução para o trânsito e será amiga do ambiente.
Porque o número de automobilistas explode a cada ano, a china, país com o maior número de automobilistas no planeta, para reduzir os engarrafamentos na estrada, decidiu desenvolver um novo tipo de transporte público o 'Straddling bus' e já poderá estar a circular em Pequim no final deste ano.

A capital chinesa já se encontra em preparativos para receber o autocarro futurista e, para isso, várias linhas de carris já foram instaladas nas estradas para testá-lo.
 Este inédito autocarro já foi apresentado na Expo Internacional de «High-Tech», em Pequim.





'Straddling bus' terá 4,5 metros. Poderá circular a 60 quilómetros por hora e transportar entre 1200 e 1400 passageiros de uma só vez. Estima-se que possa contribuir para a redução de engarrafamentos até 30 por cento e será amigo do ambiente, foi concebido para funcionar a energia solar.