Evolução

Evolução
Logótipo do Grupo

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Contribuição da Ciência e Tecnologia para o sucesso no resgate dos 33 mineiros no Chile


A humanidade foi surpreendida com o acidente, que ocorreu na mina de cobre e ouro de San José, e com o bem sucedido resgate dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos a 700 metros de profundidade. Diversos especialistas contribuíram com a aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos para o salvamento.

O resgate teria sido inimaginável sem a contribuição dos avanços da topografia, prospecção, geologia, métodos de exploração, equipamentos mineiros, e a decisão administrativa e política. Foi necessária a utilização de tecnologia de ponta para a localização dos mineiros no subsolo e para o posterior processo de resgate.
A mina produzia entre 1000 a 1200 t/dia de minério, com um total de 140 a 150 trabalhadores por turno.


Para a retirada dos trabalhadores, uma cápsula de aço foi projectada pela equipa da marinha chilena. Esta possuiu tubos de oxigénio e um equipamento de comunicação interno. O peso aproximado do equipamento é de 450 quilos, contando ainda com um sistema de alta tecnologia para a medição dos sinais vitais dos trabalhadores a ser resgatados.

O primeiro trecho do túnel, por ser uma área sujeita ao deslizamento de pedras, foi revestido por material metálico, para facilitar o deslocamento da cápsula pelo túnel. De acordo com a equipe de resgate, os mineiros receberam uma alimentação especial para a operação de resgate com o objectivo de manter um bom nível de pressão arterial durante o processo de saída da mina.

Receberam ainda roupas especiais, luvas e óculos escuros para que os seus olhos e pele não sofram danos após o longo período na escuridão. Antes de começar o processo de subida dos trabalhadores presos, profissionais especializados em resgate desceram ao túnel para auxiliar na operação.

O processo de içar os 33 mineiros durou quase 24 horas.
A organização deste resgate é notória, recebendo vários elogios de diversas organizações mundiais, inclusive da NASA.


O uso das novas tecnologias foi impescindivel:
-Câmeras de vídeo e áudio, que monitoraram os mineiros dentro do refúgio.
-As perfuradoras utilizadas para cavar os dutos.
-Alta tecnologia utilizada em perfuração de grandes poços subterrâneos, agora, aplicada para salvar vidas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podes fazer os teus comentários, apresentar as tuas críticas, opiniões e sugestões. Estás á vontade! ;)