Evolução

Evolução
Logótipo do Grupo

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Primeiro sistema de gestão inteligente de iluminação pública em Portugal

Cidade de Évora servirá como “tubo de ensaio”



Uma empresa alentejana está a utilizar Évora como “tubo de ensaio” para testar um sistema inteligente de gestão da iluminação pública em Light Emitting Diode (LED), cujo fluxo se adapta à luz do dia e ao trânsito pedonal e rodoviário.
O sistema, intitulado Arquigest, é o primeiro desenvolvido em Portugal na área da gestão da iluminação pública. O projecto-piloto, abrange o centro histórico de Évora, que já envolveu a instalação do software que controla o sistema inteligente de gestão das fontes de luz.
O director-geral da Arquigets, Rafael Santos, destacou que o sistema permite obter vários ganhos ambientais e de poupança energética, não só graças às luzes LED, mas também fruto da tecnologia de gestão, que “comunica” com os candeeiros através de sensores.
 Indicou ainda que se consegue “diminuir a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera”, de forma proporcional ao gasto de energia, e reduzir os custos associados à manutenção das infra-estruturas de iluminação pública numa cidade.
A nossa cidade terá ainda a inalação de 31 mil contadores eléctricos inteligentes.
Depois da experiência na cidade alentejana, a empresa já tem planos para implementar esta tecnologia no estrangeiro, começando por duas cidades europeias, no próximo ano, e numa cidade do Médio Oriente, em 2012.


2 comentários:

  1. Boa iniciativa!

    Taltologicamente falando, penso que este projecto-piloto oferece um leque de vantagens face aos problemas que estamos enfrentar quer na economia quer no ambiente.

    P.S: Agora compreendo do porque há tantos turistas nesta area, é visualmente atractiva, bela imagem que conseguiram.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo incentivo anónimo!

    Évora é mesmo uma bela cidade.
    Gostei do termo que utilizaste “visualmente atractiva”!

    ResponderEliminar

Aqui podes fazer os teus comentários, apresentar as tuas críticas, opiniões e sugestões. Estás á vontade! ;)